Site Meter

terça-feira, 13 de abril de 2010


Dinossauros no quintal


hcg31













Já imaginou encontrar um dinossauro no seu quintal? Não digo um fóssil, mas um dinossauro vivo. Ou melhor, dois ou três! É isso que o Hubble nos mostra nesta foto. Ao menos em termos astronômicos, o que aparece aí são dinossauros preservados e bem vivos.
Como assim?
A imagem mostra um grupo de galáxias conhecido como Grupo Compacto de Hickson relativamente perto, a uns 166 milhões de anos-luz. Essas galáxias estão interagindo tão forte que encontram-se em processo de fusão. Uma atrai a outra, que atrai a primeira e no final das contas, surge uma grande galáxia elíptica. Até aí tudo bem, isso não é novidade no universo. Mas acontecia há 10 bilhões de anos!
Esse grupo (o de número 31 no catálogo de Hickson) é composto por quatro galáxias. Duas delas mais à esquerda já praticamente se fundiram e uma terceira mergulha por cima. A quarta galáxia está à direita da estrela brilhante do centro e está ligada às outras três por uma ponte de estrelas azuladas. Com a nova câmera WFPC3, a imagem é tão nítida que é possível estudar as estrelas nos aglomerados e com isso determinar a idade das galáxias e, principalmente, a distância delas. Cada aglomerado nessa imagem parece ter umas 100 mil estrelas e todas elas com, no máximo, 10 milhões de anos. Outra dica de que esse é um sistema jovem é a quantidade de gás e poeira nas galáxias.
Olhando com atenção é possível encontrar outras galáxias mais distantes que não fazem parte do grupo.
As galáxias que só agora resolveram se juntar estão fazendo isso bem aqui nas nossas vizinhanças. Situação perfeita para estudarmos os processos de fusão de galáxias que levam à formação de galáxias elípticas e nos dar pistas para entender como tudo aconteceu 10 bilhões de anos atrás.


Astronomo  Cássio Barbosa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...