Site Meter

segunda-feira, 5 de abril de 2010






Missão da Discovery reunirá pela 1ª vez 4 mulheres no espaço








O ônibus espacial Discovery, que partiu nesta segunda-feira antes do amanhecer rumo à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) aonde chegará na quarta-feira, pela primeira vez reunirá quatro mulheres no espaço.
Entre os sete tripulantes do Discovery está a japonesa Naoko Yamazaki. Quando chegar à ISS, ela se encontrará com seu compatriota Soichi Noguchi, quando será a primeira vez que dois astronautas japoneses coincidem no espaço.
No ônibus espacial comandado por Alan Poindexter, viajam também o piloto Jim Dutton, os especialistas de missão Rick Mastracchio, Clayton Anderson, e as colegas Stéphanie Wilson, Dorothy Metcalf-Lindenburger e Naoko Yamazaki. O lançamento do Discovery ocorre um dia depois de a nave russa Soyuz TMA-18 chegar na ISS, na qual viajavam os cosmonautas russos Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko e a astronauta da Nasa Tracy Caldwell Dyson, que integrarão as expedições número 23 e 24 da plataforma orbital.
Em 6 de junho de 1963, a astronauta soviética Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a participar de uma missão espacial, na missão espacial Vostok. Duas décadas mais tarde, na missão Challenger, Sally Ride seria a primeira astronauta americana. Desde o início das viagens espaciais com tripulações humanas já foram ao espaço 463 homens e 54 mulheres.
Enquanto a Discovery estiver em órbita, a Nasa comemorará em 12 de abril o 29º aniversário da primeira missão de um ônibus espacial, data na qual também se completam 49 anos do primeiro voo espacial tripulado realizado pelo soviético Yuri Gagarin. Três dias depois, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estará no estado da Flórida para uma conferência de cientistas, pesquisadores, engenheiros e empresários para analisar o futuro do programa espacial americano.
A Agência Espacial Americana tem programados outros três lançamentos de ônibus espaciais, os quais serão aposentados em setembro. Obama decidiu cancelar o programa Constellation que iria construir a nave substituta dos ônibus espaciais. Até que os Estados Unidos construam um novo meio de transporte entre a Terra e a ISS, a manutenção da tripulação e do posto orbital será feita pelas naves russas Soyuz e por veículos de carga europeus e japoneses.
Nesta missão, o Discovery leva mais de 7,7 t de equipamentos e provisões para a ISS, um complexo de mais de US$ 100 bilhões, no qual participam 16 países, localizado a cerca de 385 km da Terra. A missão inclui três dias de trabalhos extraveiculares durante as quais os astronautas substituirão um tanque de amoníaco e ajustarão um giroscópio na viga principal da estrutura.
O retorno do Discovery ao Centro Espacial Kennedy está programado para o dia 18 de abril, às 9h20 (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...