Site Meter

quinta-feira, 25 de março de 2010



Árvore genealógica
Pesquisadores acreditam ter encontrado um novo ancestral do homem


Publicada em 24/03/2010 às 16h47m


O GloboAgências internacionais


NOVA YORK - Cientistas divulgaram hoje que é possível que um novo ancestral do homem tenha sido descoberto na Sibéria. Graças aos exames genéticos, os pesquisadores concluíram que o DNA do hominídeo não é compatível com o dos humanos ou o de Neandertais, duas espécies que viveram naquela área há cerca de 50 mil anos. O estudo pode ser lido na íntegra na próxima edição da revista "Nature".
A descoberta está intrigando especialistas, já que sugere que a espécie da Sibéria seja de uma linhagem diferente, que provavelmente se separou da linhagem que deu origem aos humanos e aos Neandertais há cerca de um milhão de anos.
Por enquanto, os cientistas que divulgaram a possível nova espécie pedem cautela. Para muitos pesquisadores, faltam peças do quebra-cabeça para definir se está espécie é realmente nova ou não.
- Realmente não sabemos - afirma Ian Tattersall, do Museu de História Natural, em Nova York, que não participou das pesquisas. Segundo ele, a árvore genealógica dos humanos "é cheia de ramificações. É inteiramente plausível que vários outros galhos existam sem que os cientistas saibam".
Os cientistas envolvidos na pesquisa alertam que por muito tempo os humanos não ficaram sozinhos, e que espécies parecidas conviveram relativamente juntas por milhares de anos.
- Não estávamos sozinhos. O homem moderno conviveu com outras espécies e a substituição não foi imediata - afirma Todd Disotell, da Universidade de Nova York.
Para Rick Potts, do Instituto Smithsonian, a nova espécie pode representar o Homo heidelbergensis ou Homo erectus. Sobre a evidência de que teriam migrado da África há um milhão de anos, Potts afirma que a possibilidade existe, já que evidências mostram que houve uma ou duas migrações nesta época, e que os exames de DNA em breve ajudarão a desvendar muitos segredos da evolução.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...