Site Meter

quarta-feira, 24 de março de 2010


Pedras que se movem sozinhas.... na Lua

Já havíamos publicado uma matéria aqui onde pedras pareciam se mover sozinhas no Vale da Morte (http://ufrrj99.blogspot.com/2009/11/pedras-que-se-movem-sozinhas-ate-260m.html), mas que, na verdade, eram movidas pelo vento.

Agora pedras muito, muito maiores estão se movendo e saltando dezenas de metros na LUA. As explicações dadas pelos cientistas é que fazem isso por causa da gravidade lunar ou por estão rolando morro abaixo.



Se notarmos essa foto veremos que estamos numa grande superfície e, como na lua não existe vento e elas não estão em um morro para serem empurradas para baixo, então fica difícil acreditar nessas explicações.

O centro da foto é a parte superior de um morro, então deveria haver muito vento para empurrá-las morro acima e a gravidade só atrapalharia neste caso mas como explicar essas pedras dando saltos de 10m de distância?

Se compararmos o tamanho das pedras, veremos que no Vale da Morte o tamanho delas mau chegam a 2 ou 3 palmos enquanto na lua são maiores que carretas carregadas, chegando a 15m de comprimento e dezenas de toneladas.



Essa é uma foto da Missão Apollo 17, o que prova que essas pedras começaram a se mover nos últimos 30 anos mas por que isso acontece ainda permanece um mistério.

No link abaixo você encontra explicações sobre a ação do vento e da gravidade sobre essas pedras (o que não me convenceu) mas vale ler o texto para pensar sobre outro ponto de vista (http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/astrov/boulders.htm).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...